Quando alguém no Instagram, no Tiktok, no Youtube, na prateleira de uma livraria me promete uma nova estratégia de marketing, uma lágrima - solitária - escorre do meu olho.
As mídias sociais mudam - de fato.
O que chama atenção muda - de fato.
As tecnologias evoluem - de fato.
Quem usa as mídias sociais são pessoas, quem tem atenção para dar, surpresa: são pessoas.
Quem usa as tecnologias são as pessoas.
E as pessoas mudam também, e quando elas mudam, mudam a forma de usar as redes sociais, o que chama atenção e as tecnologias que escolhem.
No marketing, a estratégia vem DEPOIS da pesquisa e a pesquisa é feita para entender o comportamento da SUA audiência.
Se você está buscando uma estratégia nova para 2023 para fazer melhor o seu marketing, entenda que ela parte da sua audiência.
Compreender:
o que falta para as pessoas;
como elas se comportam;
onde elas estão;
quando elas precisam de ajuda;
como elas fazem hoje para suprir o que falta;
como elas gostariam de ser;
é a chave para escolher a estratégia, a tática e a operação do seu negócio.
E todas essas perguntas podem ser feitas diretamente para a sua audiência, numa chamada de vídeo, com um cafézinho, próximo assim, como em um bate papo.
É possível influenciar pessoas, mas toda boa influência entende o ponto de partida do outro.
No marketing o ponto de partida é o que a audiência pensa.
A estratégia não te responde o que a audiência pensa. A estratégia é um caminho para agir quando você já sabe o que a audiência precisa.
Se você não sabe, qualquer estratégia parece válida. E quando ela não funciona você se culpa, ou culpa quem te ensinou, ou o conteúdo que você consumiu.
Amiguinhos, eu viajo sozinho pelo mundo e seria ainda mais sozinho se não fizesse o trabalho de conhecer um pouco de cada cultura do país e da cidade que escolho morar.
Não importa quantos gatilhos mentais eu usar, estratégias de como influenciar pessoas e fazer amigos eu aplicar, se não houver empatia, a conversa não flui.
É muito fácil insultar alguém quando você está inserido em outra cultura, é só não levar em conta o contexto dela.
Tem muita gente se sentindo sozinha hoje e você faria uma boa companhia se você entender o por quê elas se sentem sozinhas.
Antes de planejar as suas ações, marca um papo de 15 minutos com as pessoas que te seguem, que estão ao seu redor para ouvir.
Escute cinco, dez, quinze, vinte pessoas.
Você vai ter mais clareza de qual estratégia adotar quando adotar uma audiência para ajudar.
Ter um negócio pequeno é uma troca e a moeda mais valiosa é a empatia.
por Lucas Morello, do Bota na Rua
Excelente texto, Lucas. O ranço que as pessoas têm do mkt é exatamente esse tanto de fórmula pronta que vemos por aí que tira atenção do que importa, como vc falou: as pessoas. É o mesmo ranço que as pessoas têm quando ouvem alguém falando sobre Independência Financeira (tema que eu amo) pq algumas (muitas) pessoas deturparam completamente o conceito. Mas seguimos levando aquilo que acreditamos, aplicamos e vivenciamos da forma que as PESSOAS precisam. Abs, Carol